Simulador de Algoritmos
Escalonador de Disco

Dado que o acesso e a movimentação mecânica de componentes como disco e cabeçote de leitura são vistos como gargalos no processo de escrita e leitura, o escalonamento de disco tem um impacto significativo no gerenciamento e na taxa de entrada e saída no disco rígido.

Consequentemente, são diversas as soluções e métodos propostos para otimização deste processo. O projeto Simulador de Escalonamento tem como objetivo simular os algoritmos mais consolidados em Sistemas Operacionais, sendo compostos por FCFS, SSTF e Elevator.

O simulador busca explanar sobre o tema de forma direta e objetiva, descrevendo cada algoritmo, bem como suas vantagens, desvantagens e exemplo executável. De maneira interativa, o sistema permite também que o usuário monte sua própria sequência de acessos ao disco e compare o desempenho e a eficiência de todos os algoritmos simulados..


Desenvolvedores do Projeto


Sobre a Disciplina Sistemas Operacionais

Professor responsável
Paulo Sérgio Lopes de Souza

Objetivos
Introduzir ao estudante os conceitos e os princípios básicos dos sistemas operacionais de computadores digitais.

Programa

  • Histórico e Evolução.
  • Tipos de sistemas operacionais, serviços do sistema operacional, estrutura de um sistema operacional.
  • Processos, comunicação entre processos, problemas clássicos, escalonamento.
  • Deadlocks.
  • Gerenciamento de memória, princípios básicos, paginação, multiprogramação, memória virtual, algoritmos para troca de páginas, cache, algoritmos para manipulação de cache.
  • Sistema de arquivos, visão do usuário, diretrizes para projeto, aspectos de confiabilidade, segurança e desempenho: servidores de arquivos.
  • Princípios de entrada e saída, aspectos de hardware, aspectos de software.

Paulo Sergio