O Simulador de Caminhos de Redes Ômega possui duas áreas principais: O Menu Lateral à esquerda e o campo de simulação à direita. No Menu Lateral estão disponíveis os parâmetros da simulação enquanto no campo a simulação é propriamente exibida.
Selecione a dimensão: Aqui você pode escolher o tamanho da rede ômega a ser simulada. Esse valor significa quantas CPUs e quantas memórias estarão incluídas da na rede. Por exemplo, uma dimensão 4 implica em 4 CPUs e 4 Memórias. A rede é gerada toda vez que esse parâmetro é variado.
CPU e Mem: Nesses campos serão determinados o início e destino do caminho de dados a ser simulado. Caso parâmetros inválidos sejam escolhidos, como por exemplo uma CPU ou Memória inexistente, um aviso aparecerá e a simulação não poderá continuar. Se isso ocorrer, reveja os parâmetros inseridos levando em consideração a dimensão escolhida para a simulação.
Iniciar: Aqui se inicia a simulação. Quando esse botão for clicado (e os campos anteriores forem validos), dois novos botões surgirão: "Automático" e "Passo a Passo".
Automático: Aqui se simula o caminho inteiro de uma vez.
Passo a passo: Caso queira ver o roteamento acontecer passo a passo, use este botão para simular os passos individualmente.
DiagramaO diagrama da rede ômega é composto de 4 principais elementos: as CPUs a esquerda e em azul; os Switches ao centro e em cinza; as memorias a direita e em azul; e as interconexões em preto. Quando a simulação estiver em andamento, o caminho percorrido será grifado na cor verde. O caminho de volta, ou seja, a resposta da memoria é grifado em amarelo. Quando a simulação estiver em andamento, um campo Modulo surgirá, lá será possivel observar as mudanças referentes ao campo modulo da mensagem. Para reiniciar a simulação, basta reselecionar a dimensão da rede ou trocar dos parâmetros CPU e Mem.